Imprensa

Press

« Voltar « Back

Pinheiro Neto abre unidade no Vale do Silício e aposta no setor de tecnologia

Por: DCI - Diário Comércio Indústria & ServiçosImprimirVisualizar em PDF

Lar das maiores empresas de tecnologia do mundo como Facebook, Apple e Google, o Vale do Silício se tornou neste mês a casa de um dos maiores escritórios de advocacia do Brasil. O Pinheiro Neto desembarca nos EUA trazendo na bagagem 76 anos de atuação.

Segundo o sócio Raphael de Cunto, a ideia de abrir um espaço físico em Palo Alto, na Califórnia é aumentar a proximidade no trabalho que já fazia para atender a startups e grandes companhias de tecnologia dos Estados Unidos com presença no Brasil. "Desde 1999, no começo da expansão da internet, trabalhamos com essas empresas. Agora buscamos consolidar nossa presença na região."

De Cunto acrescenta que o Pinheiro Neto Advogados tem tido uma média de 37% de crescimento anual na área de tecnologia e que o estabelecimento do escritório nos EUA deve alavancar ainda mais esses números. "A receptividade dos clientes é ótima. Os daqui querem estar conosco lá e os de lá estão movimentando a nossa rede de conexões. Isso deve trazer novos negócios entre as empresas que assessoramos."

Já o sócio André Giachetta explica que desde o início da década passada os negócios passaram a acontecer preponderantemente no mundo online, de modo que o escritório precisou se atualizar para não perder o caminhar da história. "Muitas dessas companhias que ganhavam destaque pela inovação, no começo, abriam filiais no Brasil e já entendíamos a cultura, os princípios e os valores delas. O desafio que tínhamos era conciliar estas filosofias com a realidade brasileira", avalia.

Na opinião de Giachetta, os empresários estrangeiros têm dificuldade em entender a burocracia e a instabilidade do mercado brasileiro. Por isso é uma oportunidade de negócios tão grande a de trazer assessoria jurídica para companhias estrangeiras.

Uma dificuldade ainda maior ocorre no caso das empresas disruptivas de tecnologia porque elas vêm com um espírito de mudança que muitas vezes esbarra no excesso de legislações que existe no Brasil. Nesses casos, os próprios advogados precisam saber como se comunicar e oferecer soluções que não trariam para companhias mais tradicionais. "No escritório temos que nos adaptar a isso na forma como as pessoas atendem ao cliente e como desenvolvemos as soluções", confirma De Cunto.

O advogado comenta que a empresa não pode "mudar a sua forma de negócio para cada país que for". "Essas empresas têm um modelo de negócios baseado nas regras norte-americanas, e é desafiador encaixar esse modelo no Brasil. Por isso é importante estar em Palo Alto."

Assim, a nova base do Pinheiro Neto não servirá apenas para aumentar a comodidade para os clientes, mas também para ajudar o próprio escritório a se atualizar no que há de mais moderno em termos de modelo de negócios para as empresas de tecnologia. "Temos que saber como a empresa pensa e se comporta, e também o grau de compliance que precisa ter."

Junto com Raphael de Cunto, que é responsável pelo atendimento nas áreas de compliance, internet e telecomunicações e André Giachetta, que é focado em direito intelectual e privacidade, o Pinheiro Neto ainda conta com o sócio Luís Roberto Perosa na área fiscal, completando os principais ramos em que as empresas do Vale do Silício precisam de assessoria.

Desenvolvimento conjunto

Embora pareçam ser realidades bem diferentes, o que acontece nos EUA afeta muito o Brasil mesmo em termos de legislação. Os sócios lembram que depois que uma lei rígida relacionada à privacidade foi aprovada na Califórnia, o Senado brasileiro tomou a mesma atitude. "É importante saber como as duas regras vão conversar e como isso deve ser interpretado na maneira brasileira", diz Giachetta.

Para se manterem atualizados no direito, os advogados possuem um bom relacionamento com a universidade de Stanford, na qual participam de um centro de estudos de Ciência do Direito e Tecnologia. "Temos advogados que vão fazer mestrado em Stanford e [na Universidade da Califórnia em] Berkeley regularmente", conta de Cunto.

De acordo com o sócio, esses laços com as renomadas universidades locais os ajudou a tomar a decisão de estabelecer uma base nos EUA. "Levamos 10 advogados por ano para mestrados no exterior."

Tags
Compartilhar:
Faça parte do nosso mailing Join our mailing Receba em primeira mão publicações
e comunicados do escritório
Get firsthand publications
and communications office

São PauloRua Hungria, 1100. 
01455-906
Tel: +55 (11) 3247-8400
Fax: +55 (11) 3247-8600ver mapasee map

Rio de JaneiroRua Humaitá, 275 - 16º andar. 
22261-005
Tel: +55 (21) 2506-1600
Fax: +55 (21) 2506-1660ver mapasee map

BrasíliaSAFS, Qd. 2, Bloco B
Ed. Via Office 3º andar.
70070-600
Tel: +55 (61) 3312-9400
Fax: +55 (61) 3312-9444ver mapasee map

Palo Alto228 Hamilton Avenue, 3rd floor
CA 94301 USA
Tel: +1 650-798-5068ver mapasee map

Termos de Uso
Política de Privacidade